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Os sulcos do pneu, as ranhuras desenhadas neste componente, desempenham um papel essencial na aderência ao solo e no escoamento de água, em caso de pista molhada.
Por: Primeira Mão
05.06.2025 • Atualizado há 20 dias
A segurança ao dirigir é um dos principais fatores que um motorista deve preservar e os pneus são parte fundamental dessa ação. Os sulcos do pneu, as ranhuras desenhadas neste componente, desempenham um papel essencial na aderência ao solo e no escoamento de água, em caso de pista molhada. Com o tempo de uso, é natural que os pneus cheguem a um estudo de incapacidade para realizar suas principais funções e seja o momento de realizar a troca para preservar a integridade do veículo e evitar acidentes e multas. Neste artigo, vamos explicar mais sobre a composição do pneu e como identificar o momento correto para a troca, garantindo que o veículo esteja rodando dentro dos limites estabelecidos pelo CTB (Conselho de Trânsito Brasileiro). Os sulcos são ranhuras presentes no pneu que tem funções específicas, como o aumento da aderência e o escoamento d’água citados anteriormente. Um pneu em bom estado é capaz de manter boa aderência na pista, evitando derrapagens e tornando as frenagens mais eficientes. Conforme os sulcos vão se desgastando e sua profundidade diminui, aumenta-se a chance de acidentes, especialmente durante a condução em condições adversas, como durante tempestades. Embora não sejam tão conhecidos pelos motoristas em geral, existem métodos eficazes e simples para verificar o desgaste dos sulcos dos pneus: O TWI é um pequeno ressalto de borracha localizado dentro dos sulcos, ele serve como um indicador de desgaste. Quando a superfície da banda de rodagem atinge o mesmo nível do TWI, significa que a profundidade do sulco chegou ao limite mínimo recomendado e o pneu deve ser substituído. Para encontrar o TWI, procure por essa nomenclatura ou por um triângulo na lateral do pneu. Esses marcadores indicam a posição dos indicadores de desgaste dentro dos sulcos e oferecem um parâmetro de referência para as trocas. Outra forma precisa de medir a profundidade dos sulcos é utilizando um calibrador de profundidade ou uma régua específica, pois esses instrumentos permitem medir com exatidão a profundidade restante dos sulcos, ajudando a determinar se o pneu ainda está em condições seguras de uso. O desgaste dos pneus pode ocorrer de maneira uniforme ou irregular, e cada tipo indica diferentes problemas. Enquanto o desgaste uniforme ocorre em toda a superfície do pneu de forma similar (geralmente fruto de manutenções em dia e de uma direção adequada), o desgaste irregular pode sinalizar desalinhamento nas rodas ou problemas na suspensão. Identificar as diferenças no desgaste do pneu e dos sulcos é importante porque em muitos casos o problema não é só da troca do pneu, mas também haverá necessidade de corrigir problemas adicionais, como balanceamento e alinhamento. Seguindo a indicação prevista no CTB, a profundidade mínima dos sulcos é de 1,6 mm, portanto, quando alcançada essa profundidade, o motorista deve realizar a troca para rodar em segurança e evitar estar sujeito a cometer infrações de trânsito. A multa atual é de nível grave, com pagamento de R$ 195,23, gerando 5 pontos na CNH do condutor e possível retenção do veículo até a regularização (troca dos pneus indicados como irregulares). Como indicamos, a direção com pneus excessivamente desgastados pode gerar uma série de riscos para o condutor, como: Aquaplanagem: com sulcos rasos, a capacidade de escoamento de água diminui, aumentando o risco de perda de controle do veículo em pistas molhadas. Maior distância de frenagem: pneus desgastados reduzem a aderência ao solo, prolongando o tempo e a distância necessários para parar o veículo. Desempenho comprometido: a estabilidade e a dirigibilidade do carro são impactadas, especialmente em curvas e manobras bruscas. Risco de estouro: pneus desgastados estão mais suscetíveis a furos e estouros, podendo causar acidentes graves. Infrações de trânsito: como mencionado, rodar com pneus fora das especificações pode resultar em penalidades. A profundidade dos sulcos é um dos fatores que podem ser utilizados como parâmetro para a troca de pneus, mas há outros pontos que um condutor pode observar para garantir a troca no momento adequado. Mesmo que seja pouco utilizado, os pneus costumam ter vida útil de cinco anos, sendo que após esse período pode apresentar ressecamento e perda da elasticidade (podendo causar rachaduras), comprometendo a segurança da direção. Danos visíveis também são simples de serem identificados e podem evitar grandes problemas. Deformações, bolhas e cortes, além de objetos cravados podem ser sinais que o pneu está com sua vida útil contada e merece uma revisão imediata. Por fim, atente-se ao desgaste irregular dos pneus, como citado acima, pois os pneus afetados precisarão de uma revisão e possível troca. Ao manter uma rotinas de inspeção, atenção à calibragem e manutenções preventivas, os riscos serão reduzidos e a vida útil dos pneus será prolongada. Os sulcos dos pneus são componentes essenciais da saúde dos pneus e, consequentemente, da segurança do seu veículo. Monitorar regularmente a profundidade desses sulcos e estar atento aos sinais de desgaste pode evitar acidentes, infrações e gastos desnecessários. Utilizando os métodos indicados neste artigo, é possível ter o parâmetro adequado de vida útil dos pneus, facilitando o monitoramento e evitando surpresas. Considere consultar o manual de fábrica do seu veículo, pois as fabricantes deixam indicações especiais a respeito de cada veículo. Na Primeira Mão, somos conhecidos por valorizar a segurança e a qualidade dos seminovos que chegam ao nosso estoque. Por isso, oferecemos veículos revisados, com pneus em excelente estado, prontos para rodar com tranquilidade. Se você busca confiança e economia na hora de adquirir seu próximo carro, conte com a Primeira Mão. Aqui, cada detalhe é pensado para você dirigir com segurança desde o primeiro quilômetro.O que é o sulco do pneu e por que ele é importante?
Como identificar o desgaste do sulco do pneu
Uso do TWI (Tread Wear Indicator)
Medição com calibradores e régua de profundidade
Diferença entre desgaste uniforme e irregular
Qual é o limite mínimo do sulco do pneu segundo a legislação
O que acontece se rodar com pneus abaixo do limite de segurança
Quando trocar os pneus do carro para evitar riscos
Conclusão