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Além do estresse e da perda de tempo, essa rotina pode causar mais impactos em um veículo, contribuindo significativamente para o desgaste de diversos componentes do veículo.
Por: Primeira Mão
16.06.2025 • Atualizado há 20 dias
Ficar preso no trânsito por horas já faz parte da rotina de muitos motoristas brasileiros, especialmente nas grandes cidades. Mas além do estresse e da perda de tempo, essa rotina pode causar mais impactos em um veículo, contribuindo significativamente para o desgaste de diversos componentes do veículo. Esse desgaste, quando não acompanhado de uma boa rotina de manutenção preventiva, pode gerar prejuízos financeiros, queda de desempenho e, claro, comprometer a segurança do condutor. Por isso, neste artigo, vamos explicar por quê o trânsito acelera o desgaste do carro, quais são os componentes mais afetados e o que você pode fazer para prolongar a vida útil do seu veículo, mesmo usando ele todos os dias. A resposta é sim, o uso do carro em trânsito intenso exige muito mais dos componentes do que a condução em estradas. Isso acontece porque no ambiente urbano o veículo realiza constantes paradas e retomadas, usando mais frequentemente os freios e a embreagem, além de gerar o funcionamento prolongado do motor em marcha lenta, aumentando seu esforço. O tempo de motor ligado enquanto o carro está parado ou se movimentando em baixa velocidade também causa maior consumo de combustível e acelera a degradação do óleo e dos fluidos. Tudo isso gera um desgaste maior em diversas partes do automóvel, especialmente se ele não passa por revisões periódicas e circula com peças desgastadas. Por fim, outro fator importante a considerar é a qualidade das vias, pois em muitos centros urbanos, buracos, lombadas mal projetadas e o asfalto irregular são um desafio constante e comum, exigindo mais da suspensão, dos pneus, do sistema de direção e da atenção do motorista para evitar pancadas e solavancos desnecessários. Embora todo o veículo esteja sujeito a desgaste natural com o passar do tempo, alguns sistemas são particularmente afetados pela rotina de trânsito pesado e uma rodagem mais lenta. O uso constante da embreagem em paradas e retomadas é um dos maiores responsáveis pelo desgaste prematuro desses componentes. Isso é ainda mais aprofundado em veículos manuais, nos quais o motorista precisa acionar o pedal com frequência. O câmbio também pode sofrer com o superaquecimento e o uso excessivo em ambientes de baixa velocidade, o que pode gerar problemas no sistema hidráulico e comprometer a troca de marchas. O trânsito na cidade exige frenagens constantes, o que desgasta mais rápido as pastilhas e os discos de freio. Esse sistema, que é fundamental para a segurança do motorista e dos passageiros, deve ser verificado com maior frequência quando o veículo é usado constantemente em áreas urbanas ou com maior congestionamento. Buracos, lombadas e trepidações são comuns nas ruas, uma realidade inevitável em muitas cidades brasileiras. A suspensão, que é responsável por absorver esses impactos, acaba sendo um dos sistemas mais requisitados e castigados. Quanto aos pneus, além de absorverem parte dos impactos, também enfrentam desgaste irregular em função das constantes frenagens, mudanças bruscas de direção e uso com pressão desregulada, por isso, a calibragem frequente e o alinhamento são fundamentais para preservar esses componentes. Escapar do trânsito pode ser impossível para muitos motoristas, mas há algumas estratégias possíveis para reduzir os danos causados ao veículo: Manter uma rotina de manutenção preventiva: que inclui a troca de óleo, revisão dos freios, verificação do sistema de arrefecimento, entre outros. Calibrar os pneus semanalmente e verificar o alinhamento deste componente a cada 10 mil km ou sempre que houver impacto significativo com buracos ou obstáculos. Evite acelerar ou frear de forma brusca, priorizando uma condução suave. Em veículos manuais, não segurar o carro com a embreagem em subidas ou descida, tentar utilizar o freio de mão sempre que possível. Embora sejam cuidados simples, eles podem representar uma grande diferença na durabilidade geral dos componentes do veículo, especialmente se ele for utilizado com frequência em áreas congestionadas. A manutenção preventiva é a maior aliada dos motoristas que enfrentam o trânsito diariamente. Ao realizar revisões periódicas e seguir o plano de manutenção recomendado pela montadora, é possível evitar que pequenos defeitos se transformem em grandes problemas. Além disso, a manutenção preventiva ajuda a manter o carro com bom desempenho e consumo adequado de combustível. Um veículo com o motor bem cuidado, os pneus calibrados e os fluidos em dia, consome menos e responde melhor às condições adversas do trânsito. Outro benefício da manutenção regular é a valorização na revenda. Um seminovo com histórico de revisões em dia e peças originais costuma atrair mais compradores e pode ser negociado por valores mais altos. Vale lembrar: sempre que possível, priorize a manutenção nas concessionárias oficiais, pois agrega valor no momento da revenda. É importante se atentar ao fato de que alguns condutores ainda veem a manutenção preventiva como um custo, quando na verdade ela deve ser encarada como um investimento que gera economia no médio e longo prazo. Afinal, é muito mais barato substituir pastilhas de freio no tempo certo do que ter que trocar os discos ou lidar com um acidente por falha de frenagem, por exemplo. O trânsito constante acelera o desgaste do veículo, afetando principalmente componentes como embreagem, freios, suspensão e pneus. No entanto, com cuidados simples e uma boa rotina de manutenção preventiva, é possível reduzir significativamente os impactos desse uso intenso. Conduzir com mais suavidade, manter os componentes em bom estado e ficar atento aos sinais de desgaste são atitudes que fazem toda a diferença para quem depende do carro diariamente, especialmente em caso de uso para transporte de passageiros. Assim, o seu veículo se mantém seguro, eficiente e econômico.O trânsito realmente acelera o desgaste do veículo
Quais componentes sofrem mais com o uso urbano intenso
Embreagem e câmbio
Sistema de freios
Suspensão e pneus
Como minimizar o impacto do trânsito no carro
O que a manutenção preventiva pode fazer para reduzir o desgaste
Conclusão