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Entre as manutenções mais importantes nesses componentes estão o alinhamento e balanceamento, que atuam diretamente na dirigibilidade e na preservação dos pneus.
Por: Primeira Mão
21.07.2025 • Atualizado há um mês
O cuidado com as rodas de um veículo é essencial para garantir segurança, economia e conforto ao dirigir. Entre as manutenções mais importantes nesses componentes estão o alinhamento e balanceamento, que atuam diretamente na dirigibilidade e na preservação dos pneus.
Mesmo sendo tão importantes, muitos motoristas despriorizam esse cuidado, o que pode gerar gastos desnecessários e colocar a segurança dos passageiros em risco, além de aumentar o consumo de combustível.
Neste artigo, você vai conhecer o que é alinhamento e o balanceamento, os sinais de que seu carro precisa desses serviços, quando realizá-los e quais os benefícios práticos de se realizar essa manutenção.
O alinhamento e o balanceamento são dois procedimentos distintos, mas que costumam ser vendidos e feitos juntos. Os dois têm como objetivo garantir que as rodas estejam em condições ideais de funcionamento, promovendo estabilidade ao veículo e prolongando a vida útil dos pneus.
O alinhamento é o processo que consiste no ajuste dos ângulos das rodas em relação ao solo e ao próprio carro, seu papel é garantir que os pneus estejam paralelos entre si e perpendiculares ao solo, promovendo uma rolagem uniforme e evitando o desgaste irregular da borracha.
O balanceamento é responsável por corrigir a distribuição de peso das rodas, pois mesmo pequenas diferenças de peso entre as partes do conjunto (roda e pneu) podem causar vibrações ao dirigir, principalmente em altas velocidades. Para corrigir isso, são aplicados pequenos pesos de chumbo nas rodas, que equilibram o conjunto de rodas e eliminam essas oscilações.
Esses serviços, quando aplicados em conjunto, melhoram significativamente o desempenho e a segurança do carro.
No dia a dia, é possível notar alguns sinais claros de que o veículo precisa de alinhamento ou balanceamento, portanto, um motorista atento deve notar comportamentos anormais na direção ou no desgaste dos pneus. Para isso, demarque momentos para realização pequenas inspeções, como na hora da calibragem.
O principal sinal que se pode reparar é se o volante está “puxando” para um lado, mesmo que o carro esteja em linha reta, isso indica que as rodas estão desalinhadas. Outro importante sinal é o surgimento de vibrações no volante, principalmente em velocidades mais altas (após 50km/h já é possível notar), sinalizando que as rodas estão desbalanceadas.
O desgaste irregular dos pneus, o aumento no consumo de combustível e a necessidade constante de corrigir a direção também podem ser indicativos que as rodas não estão trabalhando em sua capacidade adequada. Em alguns casos, até mesmo a suspensão e a direção podem apresentar ruídos ou instabilidade quando o veículo está desalinhado e desbalanceado a muito tempo.
Esses sinais devem sempre ser interpretados como alertas pelo condutor, e embora não seja um problema que indique parada de emergência, precisa de correção o mais rápido possível. Ignorar o problema pode acelerar o desgaste de componentes importantes do veículo, além de tornar a direção menos segura.
Costumeiramente realizados quando um problema é identificado, o alinhamento e o balanceamento não precisam ser feitos apenas quando os sintomas aparecem. O ideal é adotar uma manutenção preventiva, realizando os serviços em intervalos regulares.
A recomendação mais comum é realizar alinhamento e balanceamento a cada 10 mil quilômetros ou sempre que os pneus forem substituídos, no entanto, esse prazo pode variar conforme o uso do veículo, na dúvida, consegue o manual do proprietário.
Quem circula frequentemente por vias esburacadas ou com excesso de peso deve fazer a verificação em períodos mais curtos, isso inclui veículos de carga ou mesmo de passeio.
Também é recomendado fazer o procedimento sempre que o veículo sofrer impactos significativos, como ao cair em um buraco profundo, subir uma guia com força ou passar por uma colisão leve, pois mesmo que não causem danos visíveis, podem alterar a estrutura das rodas.
Por fim, sempre que perceber mudanças no comportamento da direção ou desgaste anormal dos pneus, vale antecipar a verificação.
Além de evitar problemas futuros, o alinhamento e o balanceamento proporcionam melhorias imediatas no uso do veículo. Entre os principais benefícios, podemos destacar:
Maior segurança: rodas alinhadas e balanceadas garantem mais estabilidade e controle da direção, especialmente em curvas e frenagens.
Redução do desgaste dos pneus: o alinhamento impede o desgaste irregular e precoce, enquanto o balanceamento evita pontos de pressão excessiva. Isso aumentar a vida útil deste componente, reduzindo os custos gerais com o veículo.
Maior conforto ao dirigir: o volante deixa de vibrar, o carro é capaz de seguir em linha reta com maior facilidade e a condução se torna mais suave.
Economia de combustível: com menor resistência à rodagem, o veículo exige menos esforço do motor, reduzindo o consumo de combustível. O mesmo ocorre para veículos elétricos, que podem ter o consumo de energia reduzido com os pneus vistoriados.
Menor desgaste de componentes: os componentes que se relacionam com os pneus, como a suspensão, rolamentos e sistema de direção também são preservados e contam com aumento da vida útil quando as rodas estão em equilíbrio.
De forma geral, o alinhamento e o balanceamento são cuidados que trazem benefícios mecânicos, financeiros e de segurança para o uso do veículo..
O alinhamento e balanceamento das rodas são serviços simples, rápidos e acessíveis de realizar, e que fazem uma diferença enorme na durabilidade dos pneus, no consumo de combustível e, principalmente, na segurança ao dirigir.